sábado, 22 de outubro de 2016

Peter Paul Rubens


Peter Paul Rubens foi um pintor flamengo do estilo barroco, proponente de um estilo extravagante que enfatizava movimento, cor e sensualidade. Ele é conhecido por suas obras contra reformistas retratos e pinturas históricas de assuntos mitológicos e alegóricos.

Rubens nasceu em Siegen, na Vestfália, de Jan Rubens e Maria Pypelincks. Seu pai, um calvinista, e sua mãe fugiram de Antuérpia para Colônia em 1568, por causa do crescente tumulto religioso e das perseguições aos protestantes durante o reinado do Duque de Alba nos Países Baixos Espanhóis.

Rubens foi um artista muito prolífico. Suas obras sob encomenda foram majoritariamente sobre assuntos religiosos, pinturas "históricas", que incluem assuntos mitológicos, e cenas de caçadas. Ele pintou muitos retratos, especialmente de amigos e autorretratos, e, no final de sua vida, ele pintou diversas paisagens. Ele também projetou diversas tapeçarias e gravuras, além de sua própria casa.

Seus desenhos são muito vigorosos, mas não tão detalhados; ele também se utilizou de estudos em óleo para se preparar para suas obras. Ele foi um dos últimos artistas a fazer uso consistente de painéis de madeira como meio de apoio, mesmo para obras grandes, e se utilizou também de lona, especialmente quando a obra precisaria ser enviada para lugares distantes. Para suas peças de altar, ele por vezes pintou em ardósia para reduzir problemas com reflexos


O Julgamento de Páris
ca. 1630; Museu do Prado, em Madrid.

Em 1635, Rubens comprou uma propriedade fora de Antuérpia, o Castelo Elewijt (ou Steen), onde ele passou os seus últimos dias, e se baseou nas produções de suas ultimas obras. Rubens morreu de gota em 30 de maio de 1640 e foi enterrado na Igreja de São Tiago em Antuérpia. Ele deixou oito filhos, três com Isabella e cinco com Hélène, sendo que o caçula nasceu oito meses após a sua morte..

By:Allan







6 comentários:

  1. Interessante a obra de Peter Paul Rubens, nela nota-se a presença de algumas características da arte do período, como a intenção de demonstrar movimento e emotividade nas formas, as quais apresentam-se distorcidas.

    ResponderExcluir
  2. Peter Paul apresentou-se como um grande pintor do estilo barroco, espressando as contradiçôes evidenciadas no estilo em questão e outras caracteristicas.

    ResponderExcluir
  3. Peter Paul Rubens foi muito importante para que ocorresse a expansão do Barroco pela Europa a serviço da igreja. Em sua obra ele utiliza as formas voluptuosas das mulheres e corpulentas dando forma e sentimento a pintura.

    ResponderExcluir
  4. Peter Paul Rubens foi muito importante para que ocorresse a expansão do Barroco pela Europa a serviço da igreja. Em sua obra ele utiliza as formas voluptuosas das mulheres e corpulentas dando forma e sentimento a pintura.

    ResponderExcluir
  5. (Lorena Colombo)
    Nessa obra está marcada duas características do movimento barroco, a religiosidade, e através da oposição de cores claras e escuras ele direciona o nosso olhar para o centro da imagem, destacando a mulher representada, marcando o sentimento através de suas curvaturas.

    ResponderExcluir
  6. Peter Pual Rubens foi um pintor muito importante no Barroco,suas obras são repletas de traços religiosos e se utiliza da forma e da sensualidade feminina para expressar sentimento a pintura.

    ResponderExcluir