sábado, 22 de outubro de 2016

Caravaggio

Michelangelo Merisi(27/09/1571 a 18/07/1610) conhecido como Caravaggio, foi um dos mais notados pintores italianos. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico. Pintou fundamentalmente temas religiosos. 
Procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.

Principal obra: A deposição de Cristo (1602)
By: Rauni 

8 comentários:

  1. Nesta obra podemos observar que há um jogo de luz e sombra, onde o corpo de Jesus está focado, mais iluminado, representando um tipo de algo divino. Também podemos notar o drama nas expressões faciais de Jesus, daqueles que o carregam, das duas mulheres de cabeça baixa e da mulher com os braços erguidos, representando a dramaticidade, característica barroca.

    ResponderExcluir
  2. Podemos identificar o forte contraste entre os fundos escuros (as “trevas”) e os personagens banhados por uma luz que incide forte e dramática, típico da técnica do “claro-escuro”, é a principal característica das obras de Caravaggio, marcadas também por um forte realismo na caracterização dos personagens, suas vestes e objetos que os cercam.

    ResponderExcluir
  3. É bem visível as expressões e os detalhes que o pintor atribuiu a sua obra, e também é muito presente o feito de luz e sombra que dá uma espécie de profundidade e dramaticidade. (Melissa)

    ResponderExcluir
  4. Os constrastes das cores expressas na obra, nos leva a pensar sobre a situação responsável por gerar um conflito no movimento barroco, o teocentrismo (marcado pela ideia religiosa de o Deus poderoso ser o sempro do universo) e o antropocentrismo (marcado pela ideia de o homem por sua vez,ser o centro das atenções). É possível perceber um tom mais claro sobre o corpo de Jesus, representando assim a pureza de sua alma.

    ResponderExcluir
  5. Os constrastes das cores expressas na obra, nos leva a pensar sobre a situação responsável por gerar um conflito no movimento barroco, o teocentrismo (marcado pela ideia religiosa de o Deus poderoso ser o sempro do universo) e o antropocentrismo (marcado pela ideia de o homem por sua vez,ser o centro das atenções). É possível perceber um tom mais claro sobre o corpo de Jesus, representando assim a pureza de sua alma.

    ResponderExcluir
  6. A dramaticidade e o detalhismo presentes nessa obra são muito únicos. Todas as expressões, cores e detalhes fazem dessa obra uma das mais belas, na minha opinião, de Caravaggio. A fidelidade com a realidade nas suas obras são tão grandes que na maioria das vezes elas parecem fotografias. A forma como esse artista representou a época barroca foi muito bela, mostrando claramente os ideais da época.

    ResponderExcluir
  7. A obra é bastante marcada pelo detalhismo, que pode ser percebido principalmente no corpo dos personagens. Como no de Jesus em que o corpo é definido e forte, também nos outros homens que apresentam pernas torneadas e nas expressões faciais que retratam emoção e sofrimento.

    ResponderExcluir
  8. Caravaggio causa furdúncio ao pintar rudemente temas religiosos. Ele e críticos da época trocam farpas em praça pública.

    ResponderExcluir