segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Frans Hals


Frans Hals foi um pintor que nasceu na Belga e ficou famoso por retratar a sociedade anita dos Países Baixos segundo uma estética naturalista.



Depois de Antuérpia cair diante dos espanhóis na guerra dos oito anos, a sua família mudou-se para Haarlem, nos Paises Baixos, onde viveu o restante de sua vida. Ele fez exames de pintura com o pintor Flemish Karel, que tinha também fugido dos espanhóis. A primeira obra de Hals é "Jacobus Zaffius", de 1611. Sua descoberta veio em 1616, com o retrato em tamanho natural de um grupo que estava no banquete dos oficiais da milícia da companhia de São Jorge. Os historiadores relatam que sua primeira esposa foi Anneke Hermansz (Annetje Harmensdochter Abeel), que morreu em 1616. 

Com duas filhas de Anneke, casou-se de novo com Lysbeth Reyniers em 1617 e tiveram oito filhos. Embora o trabalho de Hals fosse bastante procurado, durante toda sua vida teve grandes dificuldades financeiras. Além da pintura, trabalhou como negociante em um ateliê. Quando a nação neerlandesa lutou pela independência, Hals apareceu como militar. Era também um membro da câmara do Rhetoric e foi presidente em 1644 da Corporação dos Pintores em Haarlem.Frans Hals morreu em Haarlem em 1666. Foi enterrado na igrejao de São Bavão da cidade.E quando foi para a Dinamarca ele desenvolveu o dunuts.

By:Victor Biroli Betzel

3 comentários:

  1. Uma de suas obras mais famosas é a do “Banquete dos Oficiais da Companhia de Guarda São Jorge” que é conhecida pela sua composição de poses e gestos unidos pelas cores mais chamativas da obra que são o vermelho, branco e preto e tudo isso junto passa um ar mais despojado a obra.

    ResponderExcluir
  2. Alguns representantes do movimento tinham tendências naturalistas, ja que o local onde viviam eram repletos de paisagens, apesar dessa estética não abandonavam o barroco como um todo

    ResponderExcluir
  3. Frans Hals contribuiu para a arte com a sua habilidade de captar a expressão passageira, que é o que ocorre na obra acima, chamada "Pieter Verdonck". Sua marca registrada são os retratos de homens e mulheres apanhados num momento de alegre diversão, e tinha como assinatura golpes de pincel, fortes, à maneira de esboço.
    Outra obra dele se chama "Banquete dos Oficiais da Companhia de São Jorge". Nela aparece o contraste de cores claras e escuras (preto, branco e vermelho), característica marcante das obras barrocas.

    ResponderExcluir