Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália , difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.
Iniciado pela igreja católica como tentativa de contrapor o movimento da reforma protestante. Com o objetivo de tentar reaver os fiéis perdidos durante o movimento protestante. Por conta disso as obras artísticas Barrocas tem como característica o rebuscamento para cativar novos fieis.
By: Rauni Beling
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo barroco também observamos...
ResponderExcluirUso de contrastes
Pessimismo.
Presença de impressões sensoriais.
Preocupação com a transitoriedade da vida.
Linguagem complicada, excessivamente trabalhada.
Tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo.
Foi bom observar que o barroco não foi só um movimento artístico mais sim também para atingir a politica e a religião, ajudando no período histórico e sociocultural.
ResponderExcluirDirceu Carretta Junior
O barroco é algo que vai da a arte, até a literatura, a arquitetura, permeia vários meios, e todos se ligam pela idéia filosófica por traz de cada manifestação do barroco!
ResponderExcluirVenha acompanhar também o nosso blog: http://barroquissesfilosoficas.blogspot.com.br/
Interessante como utiliza-se de uma estratégia artística para atingir um objetivo político/religioso, no caso o de reconquistar fiéis. Pois a arte é um meio de atingir as massas e carregar mensagens despercebidas, muitas vezes.
ResponderExcluirOdara