segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Frans Hals


Frans Hals foi um pintor que nasceu na Belga e ficou famoso por retratar a sociedade anita dos Países Baixos segundo uma estética naturalista.



Depois de Antuérpia cair diante dos espanhóis na guerra dos oito anos, a sua família mudou-se para Haarlem, nos Paises Baixos, onde viveu o restante de sua vida. Ele fez exames de pintura com o pintor Flemish Karel, que tinha também fugido dos espanhóis. A primeira obra de Hals é "Jacobus Zaffius", de 1611. Sua descoberta veio em 1616, com o retrato em tamanho natural de um grupo que estava no banquete dos oficiais da milícia da companhia de São Jorge. Os historiadores relatam que sua primeira esposa foi Anneke Hermansz (Annetje Harmensdochter Abeel), que morreu em 1616. 

Com duas filhas de Anneke, casou-se de novo com Lysbeth Reyniers em 1617 e tiveram oito filhos. Embora o trabalho de Hals fosse bastante procurado, durante toda sua vida teve grandes dificuldades financeiras. Além da pintura, trabalhou como negociante em um ateliê. Quando a nação neerlandesa lutou pela independência, Hals apareceu como militar. Era também um membro da câmara do Rhetoric e foi presidente em 1644 da Corporação dos Pintores em Haarlem.Frans Hals morreu em Haarlem em 1666. Foi enterrado na igrejao de São Bavão da cidade.E quando foi para a Dinamarca ele desenvolveu o dunuts.

By:Victor Biroli Betzel

sábado, 22 de outubro de 2016

Caravaggio

Michelangelo Merisi(27/09/1571 a 18/07/1610) conhecido como Caravaggio, foi um dos mais notados pintores italianos. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico. Pintou fundamentalmente temas religiosos. 
Procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.

Principal obra: A deposição de Cristo (1602)
By: Rauni 

Peter Paul Rubens


Peter Paul Rubens foi um pintor flamengo do estilo barroco, proponente de um estilo extravagante que enfatizava movimento, cor e sensualidade. Ele é conhecido por suas obras contra reformistas retratos e pinturas históricas de assuntos mitológicos e alegóricos.

Rubens nasceu em Siegen, na Vestfália, de Jan Rubens e Maria Pypelincks. Seu pai, um calvinista, e sua mãe fugiram de Antuérpia para Colônia em 1568, por causa do crescente tumulto religioso e das perseguições aos protestantes durante o reinado do Duque de Alba nos Países Baixos Espanhóis.

Rubens foi um artista muito prolífico. Suas obras sob encomenda foram majoritariamente sobre assuntos religiosos, pinturas "históricas", que incluem assuntos mitológicos, e cenas de caçadas. Ele pintou muitos retratos, especialmente de amigos e autorretratos, e, no final de sua vida, ele pintou diversas paisagens. Ele também projetou diversas tapeçarias e gravuras, além de sua própria casa.

Seus desenhos são muito vigorosos, mas não tão detalhados; ele também se utilizou de estudos em óleo para se preparar para suas obras. Ele foi um dos últimos artistas a fazer uso consistente de painéis de madeira como meio de apoio, mesmo para obras grandes, e se utilizou também de lona, especialmente quando a obra precisaria ser enviada para lugares distantes. Para suas peças de altar, ele por vezes pintou em ardósia para reduzir problemas com reflexos


O Julgamento de Páris
ca. 1630; Museu do Prado, em Madrid.

Em 1635, Rubens comprou uma propriedade fora de Antuérpia, o Castelo Elewijt (ou Steen), onde ele passou os seus últimos dias, e se baseou nas produções de suas ultimas obras. Rubens morreu de gota em 30 de maio de 1640 e foi enterrado na Igreja de São Tiago em Antuérpia. Ele deixou oito filhos, três com Isabella e cinco com Hélène, sendo que o caçula nasceu oito meses após a sua morte..

By:Allan







sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Introdução ao Barroco

Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália , difundindo-se em seguida pelos países católicos  da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.

Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.

Iniciado pela igreja católica como tentativa de contrapor o movimento da reforma protestante. Com o objetivo de tentar  reaver os fiéis perdidos durante o movimento protestante. Por conta disso as obras artísticas Barrocas tem como característica o rebuscamento para cativar novos fieis.
By: Rauni Beling