segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Idealismo - pensamento filosófico presente no período Barroco

O conceito pode ser definido como a subjetividade como fundamento para o conhecimento, afirmando a existência das nossas emoções, dos nossos pensamentos e argumentos que a matéria só existe a partir do momento em que é concebida pelo pensamento humano.
O idealismo pode ser dividido em: 
Idealismo absoluto: Doutrina idealista inerente ao hegelianismo, caracterizada pela suposição de que a única realidade plena e concreta é de natureza espiritual, sendo a compreensão materialística ou sensível dos objetos um estágio pouco evoluído e superável no paulatino desenvolvimento cognitivo da subjetividade humana.
Idealismo dogmático: Idealismo, especialmente o berkelianismo, que se caracteriza por negar a existência dos objetos exteriores à subjetividade humana. Seu oposto seria o idealismo transcendental.
Idealismo imaterialista: Idealismo defendido por George Berkeley (1685-1753) que, partindo de uma perspectiva empirista, na qual a realidade se confunde com aquilo que dela se percebe, conclui que os objetos materiais reduzem-se a ideias na mente de Deus e dos seres humanos; berkelianismo, imaterialismo.
Resultado de imagem para idealismoIdealismo transcendental: Doutrina kantiana, segundo a qual os fenômenos da realidade objectiva, por serem incapazes de se mostrar aos homens exatamente tais como são, não aparecem como coisas-em-si, mas como representações subjectivas construídas pelas faculdades humanas de cognição. Seu oposto seria o idealismo dogmático

4 comentários:

  1. É interessante o modo como o idealismo pode ser divido, e o que mais me chamou atenção foi o idealismo transcendental. (Melissa)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante as divisões do idealismo colocadas por você, não sabia que ele se dividia em tantas "vertentes". Acho muito interessante também o fato de que essa corrente, junto com a corrente materialista, estavam presentes lado a lado no período barroco, mesmo sendo pensamentos totalmente diferentes. Acho que isso mostrou como o período tinha essa dualidade e essa dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Incrível como dentro das próprias divisões do idealismo existem divergência, como o idealismo dogmático e o transcendental.

    ResponderExcluir
  4. Idealismo uma teoria filosófica em que o mundo material, objetivo, exterior só pode ser compreendido plenamente a partir de sua verdade espiritual, mental ou subjetiva. sendo assim o que me chamou atenção foi o idealismo absoluto.

    ResponderExcluir