Blaise Pascal foi um físico, matemático, filósofo e teólogo francês.Ele teve uma boa educação, baseada em sólidos princípios morais, concomitante ao ensino da história e filosofia. Prodígio, aos 11 anos escreveu um tratado sobre os sons, baseado nas suas experiências. Aos 17, inventou a “máquina aritmética”, que evoluiria para a máquina de calcular.
Sua trajetória na ciência se deu, em boa parte, nos estudos do cálculo e das ciências. Ampliou a teoria de Torricelli sobre a pressão atmosférica, criou ramos da matemática como a geometria projetiva e a teoria probabilística e desenvolveu estudos sobre o cálculo infinitesimal. Aos 30 anos, Pascal passou a se interessar por questões religiosas, principalmente ligadas aos milagres, depois da cura da sua sobrinha de uma doença considerada incurável.
Pascal envolveu-se com o jansenismo, uma corrente de pensamento que difundia a idéia de que a razão era a “mãe das heresias”. Passou a ter uma vida reclusa, cultivando sempre a contemplação religiosa.
Principais obras de Pascal: “Dedicatória a Monsenhor Chanceler Acerca da Nova Máquina Inventada pelo Senhor Blaise Pascal “(1645), “Novas Experiências Sobre o Vácuo” (1647), “Generatio Conisectionum” (1648),” Primeira Carta Circular Relativa à Ciclóide” (1658) e “Oração para o Bom Uso das Doenças" (1659).
Morreu aos 39 anos de idade, mas teve uma vida intelectual fértil no pouco tempo que viveu.
By:Victor Biroli Betzel
Para Pascal a razão tem limites, não é suficiente. A ética, a vida social e a religião é que definem o mundo humano real para ele. Legal a abordagem do tema.
ResponderExcluirPascal foi considerado um revolucionário assim como outros pensadores da época como Renê descartes, todo o avanço propagado por eles.
ResponderExcluirPascal foi realmente uma figura muito importante, da filosofia à física
ResponderExcluirDe fato Pascal foi importante para a sua época por seus estudos físicos, como também pelo uso da filosofia. (Melissa)
ResponderExcluir